Castro, Eder AlonsoMacial, Taylor Drumond2025-05-122025-11-042025-11-042025-05-122025-11-042025-11-04MACIAL, Taylor Drumond. Ensino de química para alunos com deficiência visual. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1610Este trabalho consiste em mostrar a importância da educação inclusiva em aulas de química para alunos com deficiência visual e alguns materiais adaptados para o desenvolvimento destes assim como debater a importância da formação de professores para atender a demanda de alunos com necessidades especiais, mostrar alguns materiais desenvolvidos para o estudo de modelos atômicos, tabela periódica, estruturas carbônicas, reações químicas, distribuição eletrônica e também o uso do pHmetro adaptado para pessoas com deficiência visual em laboratório, os quais podem auxiliar alunos nas aulas de química, assim como o uso do Braille para a aprendizagem de conceitos. A metodologia na pesquisa foi de cunho qualitativo, a fim de entender como os futuros professores de química, formandos pela Instituição Federal de Brasília, pensam a respeito da formação ofertada pela instituição abordando temas dentro da educação inclusiva como preparo acadêmico, educação para a diversidade, sugestões de mudanças, autoavaliação e avaliação da graduação. Conclui-se que a inclusão escolar é um processo necessário na vida das pessoas e para a sociedade como um todo e que os professores devem ser formados para tal, mas a inclusão não deve limitar-se a incluir unicamente o déficit visual, mas as integrar sem nenhum privilégio dos outros alunos, na aprendizagem, na avaliação e na perspectiva social.porEducação inclusivaQuímica - Educação e ensinoProfessores - FormaçãoDeficiência físicaEnsino de química para alunos com deficiência visualbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS