Mundim, Isabella SantosMarin, Bárbara Cardozo2025-11-122025-11-12MARIN, Bárbara Cardozo. Ressignificação do ensino de língua inglesa no Distrito Federal: proposta pedagógica sob uma perspectiva decolonial. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2039O presente trabalho explora a aplicação da teoria decolonial no ensino de língua inglesa, com foco em ações que desafiem a hegemonia colonial e promovam a interculturalidade. À luz de referencial teórico pertinente (estudos decoloniais e ideias de Paulo Freire em particular), busca-se demonstrar que é possível desenvolver uma prática pedagógica que não apenas ensine a língua inglesa, mas que também possibilite uma leitura crítica da sua expansão global e da sua influência presente, indissociáveis das dinâmicas de poder colonial e imperial. Para dar conta desses objetivos, a pesquisa inclui um breve relato de experiência de uma proposta pedagógica projetada para explorar a expansão do inglês em contextos diversos, destacando a sua presença no Sul Global. Por fim, mas não menos importante, complementa-se tal pesquisa com a proposição de uma sequência didática centrada no inglês (e literaturas) de países da África e do Caribe, na expectativa de desestabilizar a centralidade da perspectiva eurocêntrica e fomentar uma aprendizagem que emerge das margens.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Língua inglesa - Estudo e ensinoEducação multiculturalImperialismoEnsino - MetodologiaRessignificação do ensino de língua inglesa no Distrito Federal: proposta pedagógica sob uma perspectiva decolonialbachelor thesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA