Pinto, José Vandério CirqueiraCardoso, Donei Couto2025-10-232025-10-23CARDOSO, Donei Couto. Desenvolvimento sustentável e agricultura orgânica na escola: desafios da geografia em tempos de globalização. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional PROFGEO) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1129Esta pesquisa teve a preocupação de analisar a contextualização da agricultura orgânica, seu papel na agricultura familiar e seus perfis de consumo, dentro de uma sequência didática nas aulas de Geografia, com o auxílio das visitas de campo e confecção de uma cartilha informativa. Além disso, demonstra que é possível promover o desenvolvimento sustentável por meio da agricultura orgânica e suas modificações na paisagem, sendo ferramentas ideais para se atingir esse pleno desenvolvimento citado. É uma pesquisa exploratória que se utilizou da ferramenta sequência didática para buscar os resultados e suas devidas análises. Por meio do estudo, conclui-se que as informações obtidas visam proporcionar aos alunos do Ensino Médio o conhecimento teórico e prático sobre a importância do desenvolvimento sustentável e da alimentação saudável, seguindo os postulados da agricultura orgânica, desenvolvendo assim as bases para uma soberania e segurança alimentar nutricional eficiente e coesa por meio das hortas, tanto na unidade escolar quanto nas suas próprias residências.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Agricultura orgânica - Estudo e ensinoDesenvolvimento sustentável - Estudo e ensinoGeografia (Ensino médio)Desenvolvimento sustentável e agricultura orgânica na escola: desafios da geografia em tempos de globalizaçãomaster thesisCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA