Silva, Juliana Rocha de FariaMartins, Débora Fernanda Bernardes2025-08-252025-11-042025-11-042025-08-252025-11-042025-11-04MARTINS, Débora Fernanda Bernardes. Avaliação de mídias digitais para a aprendizagem do sistema cardiovascular no ensino médio. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1376Este trabalho tem como foco o uso de mídias digitais na criação de um site educacional para o ensino do sistema cardiovascular no Ensino Médio, avaliando em como essas tecnologias podem melhorar a aprendizagem dos alunos. O estudo foi motivado pelos desafios no ensino de Biologia no Brasil, como o desinteresse dos alunos e a falta de recursos didáticos. Este projeto desenvolveu um site educacional utilizando ferramentas digitais, como vídeos, animações, impressão 3D, jogos e fórum, com o objetivo de facilitar o ensino do sistema cardiovascular. O site foi avaliado por professores de Biologia com o intuito de verificar a sua aplicabilidade e o seu potencial para promover o engajamento e a compreensão dos alunos dos segundos anos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com uma abordagem quantitativa e qualitativa, combinando questionários com questões objetivas e subjetivas. Os resultados mostraram que o site foi bem recebido pelos professores do Ensino Médio, mas ainda requer aprimoramentos em acessibilidade, maior incorporação de elementos de gamificação, implementação de feedbacks interativos, entre outros, para otimizar a experiência de aprendizado. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais no ensino de Biologia é uma estratégia promissora para superar os desafios educativos.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Jogos educativosSistema cardiovascular - Estudo e ensinoImpressão tridimensionalAvaliação de mídias digitais para a aprendizagem do sistema cardiovascular no ensino médiobachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS