Costa Neto, Antônio DantasCastro, Igor Matsumoto Nobre de2025-07-292025-07-29CASTRO, Igor Matsumoto Nobre de. O uso do Geogebra nos processos de ensino e aprendizagem de funções para alunos da educação básica. 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática, Educação e Tecnologias) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Estrutural, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/457Visando solucionar certas problemáticas que permeiam os processos de ensino e aprendizagem de funções, este trabalho propõe o uso do software GeoGebra para auxiliar no ensino de funções polinomiais, trigonométricas, exponenciais e logarítmicas, para a educação básica. Utiliza-se uma abordagem qualitativa com pesquisa-ação e entrevistas com professores. O objetivo é criar um material didático em formato de GGbook, integrando texto e gráficos interativos. O método usado, ADDIE, inclui a construção de recursos no GeoGebra e avaliação por docentes. Este trabalho oferece uma solução prática e dinâmica para estimular a compreensão e a prática ativa dos alunos no aprendizado de matemática.Português (Brasil)Matemática - Estudo e ensinoFunções (Matemática)GeoGebra (Software)Ensino - Meios auxiliaresFunções (Matemática) - Programas de computadorMathematics - Study and teachingFunctionsTeaching - Aids and devicesFunctions - Computer programsO uso do Geogebra nos processos de ensino e aprendizagem de funções para alunos da educação básicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA