Rocha, Deise Ramos daSilva, Joyce Alves da2025-08-252025-09-042025-11-042025-11-042025-08-252025-09-042025-11-042025-11-04SILVA, Joyce Alves da. A formação dos professores para musicalização na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1543A música é uma arte presente desde a vida uterina. Ela é rica e benéfica para auxiliar no desenvolvimento da criança e uma facilitadora no processo de aprendizagem dos alunos da educação infantil. Desta maneira, o trabalho aborda a formação de professores para musicalização na educação infantil. Busca compreender como tem sido o processo de formação dos professores, como é abordado a musicalização na formação inicial, se as professoras participantes da pesquisa buscam atualizar-se por meio de cursos e como ocorre o trabalho com o nosso objeto de pesquisa no âmbito pedagógico. A abordagem metodológica se pauta em uma pesquisa qualitativa. Para utilizamos de um revisão literária, realizada em periódicos localizados pelo google acadêmico e scielo. Foi aplicado um questionário de 20 perguntas por meio da plataforma google formulário para um grupo de 12 professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal com o intuito de compreender como o trabalho e a formação desses professores na musicalização na educação infantil é trabalhada. Portanto, trabalhar a musicalização para educação infantil é muito importante por explorar vários campos do conhecimento, mas é fundamental que essas atividades sejam alinhadas com uma formação prévia e continuada dos professores, visto que,é instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem.porProfessores - FormaçãoMúsica - Estudo e ensinoEnsino - MetodologiaEducação infantilCrianças - DesenvolvimentoA formação dos professores para musicalização na educação infantilbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS