Mundim, Isabella SantosTeixeira, Fernanda Santos2025-11-252025-11-25TEIXEIRA, Fernanda Santos. Significados poéticos em condição de exílio: uma análise da literatura diaspórica para o contexto educacional. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2056A presente pesquisa propõe investigar a literatura diaspórica em língua inglesa com atenção à temática do exílio, para fins de informar e sensibilizar estudantes sobre a crise de refugiados. Para tanto, traça o seguinte caminho: 1. revisitar a produção bibliográfica que trata sobre o exílio e a sua representação em literatura (na literatura diaspórica em particular); 2. descrever e analisar a representação do exílio em três poemas representativos da literatura diaspórica, de autoria de Dunya Mikhail, Javier Zamora e Warsan Shire; 3. descrever e comentar relato de experiência relativo à sequência didática desenvolvida e aplicada junto a estudantes do ensino médio de escola pública do DF. Nisso, proporciona a junção do estudo acadêmico com o contexto educacional, desenvolvendo uma monografia que combina a análise teórica cuidadosa com a criação de estratégias pedagógicas criativas e provocativas, transformadoras da realidade escolar.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Refugiados na literaturaLiteratura em língua inglesaLíngua inglesa - Estudo e ensinoSignificados poéticos em condição de exílio: uma análise da literatura diaspórica para o contexto educacionalbachelor thesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS