Santos, Sylvana Karla da Silva de LemosPinto Junior, Carlos RodriguesBarroso, Hayssa Gabrielly Brito2025-12-062025-12-06PINTO JUNIOR, Carlos Rodrigues; BARROSO, Hayssa Gabrielly Brito. Matematiplay: jogos digitais de auxílio ao ensino da matemática para crianças. Orientadora: Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas para Internet) — campus Brasília, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2076Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de jogos digitais em formato web voltado para crianças da pré-escola, visando auxiliar de forma lúdica o seu desenvolvimento matemático, através dos princípios de contagem. A importância do uso de tecnologias educacionais como ferramenta de apoio ao aprendizado infantil é destacada, assim como a necessidade de abordagens pedagógicas inovadoras para estimular o interesse e o envolvimento das crianças nas atividades matemáticas. O estudo apresenta uma revisão de literatura relacionada à forma como é ensinada a matemática. Posteriormente, são identificadas as principais falhas no ensino que fazem muitos alunos não aprenderem de forma satisfatória. Por fim, é apresentado, de uma forma lúdica, como jogos digitais podem auxiliar no ensino da matemática. O projeto ainda envolveu a análise de sistemas análogos, a metodologia utilizada e o desenvolvimento de um site com jogos digitais online, com as respectivas tecnologias empregadas, considerando aspectos de usabilidade, interatividade e adequação à faixa etária das crianças envolvidas no projeto. Os jogos foram projetados de modo a integrar conceitos matemáticos de maneira natural e divertida, promovendo o aprendizado por meio da experimentação e da resolução de problemas. Foram conduzidos testes e experimentos com um grupo de crianças da pré-escola de uma escola particular, para que pudessem avaliar a sua eficácia como ferramenta de auxílio ao desenvolvimento matemático. Os resultados indicaram uma contribuição positiva para o estímulo do interesse das crianças pela matemática, melhorando suas habilidades cognitivas e resolução de problemas e o projeto obteve percepções valiosas sobre a integração de tecnologia educacional na educação de crianças dessa faixa etária, destacando a importância de abordagens pedagógicas contemporâneas, inovadoras e lúdicas.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Estratégias de aprendizagemTecnologia educacionalJogos educativosMatemática - Estudo e ensinoMatematiplay: jogos digitais de auxílio ao ensino da matemática para criançasbachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO