Santos, Caroline SoaresRocha, Jaqueline Stefany dos Santos da2025-09-222025-11-042025-11-042025-09-222025-11-042025-11-04ROCHA, Jaqueline Stefany dos Santos da. Etnomatemática e ensino da matemática para grupos profissionais: um estudo de caso de cooperativas de reciclagem da Cidade Estrutural – DF. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1496Este trabalho trata-se do Trabalho de Conclusão de Curso que apresenta os resultados da pesquisa a respeito da Matemática presente no cotidiano de trabalho de catadores e catadoras da Cidade Estrutural organizados em cooperativas vinculadas à Central das Cooperativas de Catadores do Distrito Federal, a CENTCOOP. Assim, seguindo os princípios da Etnomatemática, a pesquisa buscou estabelecer um diálogo com um grupo voluntário de catadores que estavam interessados em participar de um projeto de extensão do IFB - Campus Estrutural para inclusão escolar. O grupo respondeu a entrevistas estruturadas no formulário de inscrição do projeto e os cooperados compartilharam dos processos e rotinas de trabalho. Além das entrevistas estruturadas, foi realizada uma entrevista mais aberta com a presidente da cooperativa Ambiente. Assim, a presente pesquisa apresenta os resultados de um estudo da cultura matemática já desenvolvida pelos catadores e catadoras de materiais recicláveis nos centros de triagem da Cidade Estrutural nestes anos de experiências de trabalho acumuladas. Além disso, a pesquisa apresenta um esforço no sentido de relacionar essa cultura matemática com a matemática acadêmica formal, à medida em que oferece subsídio para currículos e materiais didáticos voltados à formação desse público no Campus Estrutural.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/EtnomatemáticaReconhecimento de saberesEducação de jovens e adultosCatador de material reciclável - Cultura - MatemáticaEtnomatemática e ensino da matemática para grupos profissionais: um estudo de caso de cooperativas de reciclagem da Cidade Estrutural – DFbachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS