França, Andreia Maria da SilvaSilva, Martaneres Lopes Gondim2025-08-222025-08-22SILVA, Martaneres Lopes Gondim; PEREIRA, Veica Maria Silva. Do espaço de desconstrução da violência à construção da cultura da paz: uma proposta de oficina educativa/pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) – Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/616A violência é um fenômeno social antigo, atual e complexo que, de modo geral, interfere na sociedade como um todo. Nos últimos anos, a situação tem se intensificado, principalmente no contexto educativo. A partir de uma reflexão teórica e conceitual acerca da violência na escola, é possível compreender a importância e as contribuições do campo da educação para a construção da cultura da paz. Nesse sentido, a oficina pedagógica é uma ferramenta útil a ser aplicada em sala de aula por possibilitar uma vivência grupal significativa acerca de uma determinada situação, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos alunos. Assim, optou-se enquanto procedimentos metodológicos: levantamento e leitura de material bibliográfico acerca da “violência” e da “violência na escola e nos IFs” que teve como resultante a construção de um guia de aplicação no formato de “Cartilha” para o docente. Logo, espera-se que a presente proposta de oficina seja colocada em prática o quanto antes, sendo sugerido a aplicação inicial no formato “Piloto” no evento do Conecta para avaliar a sua implementação e possíveis ajustes.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Cultura de pazViolência escolar - PrevençãoDo espaço de desconstrução da violência à construção da cultura da paz: uma proposta de oficina educativa-pedagógicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS