Silva, Rosa Amélia Pereira daAssis, Fabiana Leite de2025-06-302025-06-30ASSIS, Fabiana Leite de. Ciranda dialógica literária: o letramento literário para a formação cidadã aplicado ao PROEJA. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/414Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e investiga como o letramento literário pode contribuir para a formação cidadã de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional (EP). O objetivo geral é desenvolver, como produto educacional, uma sequência didática pautada em uma ciranda dialógica literária. Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, da qual participaram 12 (doze) estudantes do curso Técnico em Edificações, na modalidade PROEJA, do IFB, Campus Samambaia. Como instrumentos de pesquisa, foram aplicados questionário diagnóstico e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que os estudantes reconhecem a importância da leitura e da literatura para sua formação; porém, as práticas de letramento se davam, em sua maioria, de forma pontual e descontextualizada. Os dados também revelaram que as principais dificuldades dos estudantes estão relacionadas à interpretação de textos literários e à falta do hábito de leitura, o que aponta para a necessidade de um trabalho contínuo de formação de leitores na EJA. A aplicação da sequência didática evidenciou que a abordagem dialógica, aliada a um planejamento que considera a realidade e os interesses dos estudantes, contribui para o engajamento e a participação ativa, favorecendo o desenvolvimento do letramento literário e a reflexão sobre temas relevantes para a formação cidadã.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/LetramentoLiteratura - Estudo e ensinoEducação de jovens e adultosEnsino - MetodologiaCidadaniaCiranda dialógica literária: o letramento literário para a formação cidadã aplicado ao PROEJAmaster thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM