Paladino, Luiza MaderSobreira, Giovani de Melo2025-08-082025-08-08https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/511Este artigo apresenta um relato de experiência a partir da análise da oficina de arte e acessibilidade conduzida pelo Coletivo Transverso e pela fotógrafa Pollyana Sá no Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia. As metodologias empregadas se baseiam nos dados bibliográficos levantados por meio de uma revisão de literatura, assim como em uma entrevista realizada com as artistas. O trabalho tem o objetivo de compreender como as práticas artísticas contribuem para o debate e a inclusão de Pessoa com Deficiência (PCD) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), além de refletir sobre o papel da educação estética na formação docente no curso de Licenciatura em EPT. Por fim, pretende-se demonstrar as relações entre práticas artísticas e a conscientização sobre a educação inclusiva específica e direitos humanos.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidadeInclusãoEducadores - Formação profissionalA importância da educação estética na formação docente: relato de experiência sobre oficina de arte e acessibilidade Coletivo Transverso com base na disciplinade Educação e Estéticabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS