Dumont Júnior, Marcos VitorAmorim, João Pedro de Souza2025-08-252025-11-042025-11-042025-08-252025-11-042025-11-04AMORIM, João Pedro de Souza. Aniquilação: uso de filme como recurso didático para ensino de ciências biológicas. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1218No âmbito da educação, filmes têm demonstrado possibilidade de uso como recurso didático por ser um método mais atrativo aos alunos ao mesmo tempo que permitem uma abordagem diferente para conceitos vistos em sala. Dito isso, a presente pesquisa teve como objetivo realizar uma análise fílmica do filme Aniquilação, dirigido por Alex Garland e lançado no ano de 2018, registrando cenas do filme que demonstrem aplicabilidade para um ambiente de ensino de ciências biológicas, sugerindo possíveis conteúdos a serem abordados a partir de suas exibições e relacionando-os com competências exigidas na Base Nacional Comum Curricular. Após a análise, foram identificadas 6 cenas que demonstraram possibilidade de uso, através dessas cenas será possível abordar conteúdos de citologia, botânica, zoologia, evolução e genética. Concluiu-se que o filme aniquilação possui aplicabilidade como recurso didático para um ambiente de ensino das ciências biológicas, mas que necessita de cuidados por parte do ministrante para que sua exibição não se confunda com um momento de lazer, sendo assim, recomenda-se sua utilização em conjunto com um roteiro.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Biologia - Estudo e ensinoFilmes de ficção científicaFilmes ambientaisAniquilação: uso de filme como recurso didático para ensino de ciências biológicasbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS