Salviano, Marcelo de FariaLima, Jéssica Silva2025-06-232025-06-23https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/404A educação profissional e tecnológica, assim como a educação a distância possuem suas idiossincrasias e, por isso, a pesquisa-ação foi utilizada para compreensão do contexto do curso técnico em segurança do trabalho do Instituto Federal de Brasília, campus Ceilândia, na modalidade de ensino a distância. A interdisciplinaridade e o letramento informacional compuseram os eixos transversais da prática pedagógica materializada na estratégia do projeto integrador como produto educacional. Para isso, foram pesquisadas as percepções dos professores e estudantes do contexto de ensino e aprendizagem estudado e, além disso, foram construídos o inventário e a avaliação dos projetos integradores realizados no curso. Ao final do trabalho, foi possível perceber o desenvolvimento do letramento informacional dos estudantes por meio de uma proposta interdisciplinar mediada pela utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação, como a plataforma Moodle, o Google Drive e o blog.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Educação profissionalInterdisciplinaridadeProjeto integradorInterdisciplinaridade e letramento informacional: uma pesquisa-ação no curso Técnico em Segurança do Trabalho, modalidade EaD, no campus Ceilândiamaster thesisCIENCIAS HUMANAS