Souza, Juliana Campos Sabino deNájela Soares da Silva Nóbrega2025-06-272025-11-042025-11-042025-06-272025-11-042025-11-04NÓBREGA, Nájela Soares da Silva. Motivação matemática no ensino remoto: uma reflexão sobre o ensino de matemática na pandemia. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campsu Estrutural. Brasília, 2022.Matemática - estudo e ensinohttps://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1513Em um período que requer um distanciamento social devido a pandemiadeCovid-19, o âmbito educacional presencial teve de passar por uma adaptação para a modalidade de ensino remoto, com as aulas podendo ser síncronas ou assíncronas, gerando alguns desafios tanto para professores quanto para os alunos.Por isso, foi investigado sobre a motivação matemática no processo de ensino/aprendizagem, tendo como sujeitos da pesquisa grupo focal com 4 alunos de turmas do 2° ano do Ensino Médio Integrado (EMI) e manutenção automotiva do Instituto Federal de Brasília – campus Estrutural e uma entrevista semiestruturada com o professor de matemática dessas turmas, a fim de ponderar sobre a motivação no processo de aprendizagem durante o ensino remoto. Os relatos apontam para problemas de interação, infraestrutura e dentre outros.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Matemática - estudo e ensinoMatemáticaEnsino à distânciaPandemiaMotivação matemática no ensino remoto: uma reflexão sobre o ensino de matemática na pandemiabachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS