Pereira, Mônica Luciana da SilvaFerreira, Marcos Lopes2025-08-072025-08-07FERREIRA, Marcos Lopes . Educação ambiental e metodologias ativas no proeja: uma experiência com aprendizagem baseada em problemas. 2025. Trabalho de conclusão de curso. (Licenciatura em Educação Profissional) - Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/498Esse trabalho consiste no relato de experiência da aplicação da metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Problemas” na educação ambiental. A execução se passou no Instituto Federal de Brasília Campus Samambaia, em uma oficina denominada “Desafio - 1 Hora de Atividade na Educação Ambiental com o Uso do Celular” aplicada em turmas da Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. A atividade consistiu no uso do celular para pesquisa de sites e aplicativos para auxiliar na busca do conhecimento nas etapas de preparação do solo, envasamento e transplante de mudas de plantas medicinais. Ao final da atividade, os alunos preencheram um formulário online, o qual foi analisado pelo professor facilitador, auxiliando na compreensão do êxito da experiênciaporAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Metodologias ativas de aprendizagemTecnologias digitaisEducação ambientalEducação ambiental e metodologias ativas no proeja: uma experiência com aprendizagem baseada em problemasbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS