Paladino, Luiza MaderVieira, Cristiane Barbosa Marinho2025-07-312025-07-31VIEIRA, Cristiane Barbosa Marinho. Metodologias ativas no ensino de Contabilidade: uma análise do plano pedagógico do curso Técnico Subsequente em Serviços Públicos do IFB. 2025. Trabalho de conclusão de curso. (Licenciatura em Educação Profissional) - Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/465Este estudo apresenta um caráter propositivo acerca do uso de Metodologias Ativas no contexto do ensino de Contabilidade, com foco nas disciplinas de Gestão Orçamentária e Noções de Contabilidade Geral e Pública do Curso Técnico Subsequente em Serviços Públicos do Instituto Federal de Brasília (IFB). A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se na análise documental do plano de curso e em uma entrevista com uma docente da área. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Bacich et al. (2015), Moran (2015), Valente (2002) e Perrenoud (2000). (Faça Referência ao ano dos autores). Os resultados indicam que as competências curriculares são compatíveis com metodologias, como aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida e gamificação. A análise evidencia o potencial dessas abordagens para promover o protagonismo discente e a aprendizagem significativa, embora existam desafios, como a adesão dos alunos e a adaptação dos conteúdos. O estudo conclui que as metodologias ativas são ferramentas viáveis e relevantes para a inovação no ensino técnico de Contabilidade e propõe dois quadros que relacionam as competências com estratégias didáticas.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Metodologias ativasEnsino técnicoContabilidade públicaAprendizagem significativaMetodologias ativas no ensino de Contabilidade: uma análise do plano pedagógico do curso Técnico Subsequente em Serviços Públicos do IFBbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS