Souza, Juliana Campos Sabino deConceição, Paulo Sérgio de Oliveira2025-09-262025-09-26CONCEIÇÃO, Paulo Sérgio de Oliveira. Ensino de matemática para alunos deficientes visuais: uma abordagem na formação inicial de professores. 2023. [35] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/957Este artigo aborda aspectos da educação inclusiva, traz uma revisão literária do tema de educação matemática para alunos com deficiência visual, apresenta uma linha do tempo das garantias legais ligadas a educação de pessoas com necessidades específicas, bem como dados estatísticos da população com deficiência e a porcentagem presente nas escolas públicas do Distrito Federal. Com isso se conclui que o ensino de matemática para alunos com deficiência visual necessita de uma abordagem que se inicie na formação de professores de matemática. De modo que o objetivo desse TCC é analisar se o curso de licenciatura em matemática, do Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural, capacita os formandos para o ensino de alunos, da educação básica, com deficiência visual na área de educação matemática. Para isso é feita uma análise documental do plano pedagógico do curso de licenciatura em matemática do IFB Campus Estrutural e a realização de um questionário com alunos e professores da instituição. Concluindo que a formação inicial dos professores de matemática do IFB não é suficiente para o professor da educação básica promover a inclusão desses alunos.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Matemática - Estudo e ensinoEducação inclusivaEducação matemática - Pessoas com deficiência visualFormação de professoresFormação inicialProfessores de matemáticaEducação básicaEnsino de matemática para alunos deficientes visuais: uma abordagem na formação inicial de professoresbachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS