Fernandes, Marcella NascimentoPessôa, Nilda Moreira2025-03-202025-11-042025-11-042025-03-202025-11-042025-11-04https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1459Esse trabalho apresenta um estudo que tem por objetivo principal analisar os conhecimentos que um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol do Instituto Federal de Brasília tem sobre avaliação e seus instrumentos. Considerou-se o grupo de alunos muito importante na construção da subjetividade. De modo específico, buscou-se também conhecer como esse grupo de alunos vai lidar com esses instrumentos avaliativos no decorrer de sua futura docência. Foi utilizado para pesquisa um grupo focal com participação desses estudantes. O estudo mostrou que apesar de termos um grande avanço no modo de avaliar e no uso dos instrumentos avaliativos, ainda temos muito a aprender, pois o uso dos instrumentos avaliativos continua correspondendo mais na área de uma avaliação “da” aprendizagem do que uma avaliação “para” aprendizagemPortuguês (Brasil)Ensino de Línguas EstrangeirasAvaliaçãoInstrumentos de Ensino e PesquisaO processo avaliativo e seus instrumentosbachelor thesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES