Silveira, Dimitri AssisCarvalho, Joyce Cristine da Silva2025-08-252025-09-042025-11-042025-11-042025-08-252025-09-042025-11-042025-11-04CARVALHO, Joyce Cristine da Silva. A perspectiva da avaliação da aprendizagem de jovens, adultos e idosos trabalhadores no âmbito do centro de educação paulo freire - cepafre: uma visão de educação popular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1530Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva apresentar uma investigação acerca do processo da avaliação de aprendizagem de jovens, adultos e idosos trabalhadores no movimento popular Cepafre, considerando o bojo da Educação Popular. A importância de realizar uma pesquisa sob a ótica da EJAIT é perceber a partir do histórico educacional da modalidade, o desenvolvimento da avaliação educacional emancipatória e formativa utilizada no Cepafre, o reflexo enquanto educação popular, interessando-se à emancipação, autonomia, valorização do saber popular, podendo contribuir com a escola pública ao abarcar a elaboração de consciência crítica, potencializando a cultura e das experiências dos sujeitos trabalhadores, em busca de uma educação de fato libertadora e transformadora. Para alcançar os objetivos propostos, recorremos à realização de pesquisa qualitativa, tendo como método a realização de pesquisa exploratória por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados gerados apoiou-se na opção por uma educação crítico-libertadora que encontra, em Paulo Freire, uma Pedagogia que nos convoca profundamente para um compromisso com a vida, com a justiça e com a libertação.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação popularAvaliação educacionalEducação de jovens e adultosEnsino - MetodologiaA perspectiva da avaliação da aprendizagem de jovens, adultos e idosos trabalhadores no âmbito do centro de educação paulo freire - cepafre: uma visão de educação popularbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS