Sousa Filho, Idio Alves deCosta, Raphaela dos Santos2025-09-092025-11-042025-11-042025-09-092025-11-042025-11-04COSTA, Raphaela dos Santos. Squamatizando: jogo de carta para auxílio de professores da educação básica, com ênfase em zoologia dos vertebrados. 2021. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1345A utilização do Jogo SQUAMATIZANDO em sala de aula vem como uma ideia inovadora, para gerar mais interesse nos alunos do ensino básico, abrindo um leque sobre novas formas de aprendizado, saindo então do meio tradicional e entrando em uma metodologia alternativa, com formas mais lúdicas de ensino, tendo em vista o bloqueio e falta de interesse de alguns alunos quando se trata de ensino tradicional. O objetivo deste trabalho é trazer um jogo composto por cartas e livro guia, com as informações mais relevantes de cada espécie, servindo como facilitador no ensino de Zoologia dos vertebrados, focando na Ordem dos Squamatas, abrangendo assim os lagartos, serpentes e anfisbenas. Deste modo, foi disponibilizado o jogo elaborado neste trabalho aos professores de Ciências e Biologia de redes públicas e privadas, seguido de um questionário disponibilizado na plataforma Google Forms para uma avaliação mais detalhada do material elaborado. A partir da análise dos docentes, pode-se concluir a importância da utilização do jogo SQUAMATIZANDO pelos alunos dos níveis básicos, possibilitando a melhor absorção dos conteúdos de Zoologia dos vertebrados.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Jogos educativosAtividades criativas na sala de aulaZoologia - Estudo e ensinoPrática de ensinoEstratégias de aprendizagemVertebrados - Estudo e ensinoSquamatizando: jogo de carta para auxílio de professores da educação básica, com ênfase em zoologia dos vertebradosbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS