Pereira, Mônica Luciana da SilvaPereira, Albertino Alves2025-05-122025-11-042025-11-042025-05-122025-11-042025-11-04PEREIRA, Albertino Alves. O ensino da robótica educacional como estratégia de aprendizagem no ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) – Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1447O processo de ensino e aprendizagem se conclui quando o aprendente aprende. Deste modo, o ensinar e o aprender institucionais, quando se dissociam, o primeiro perde o sentido e passa a exercer penosamente função ensejadora de prejuízos, e isso, é um grave problema. Nesta linha de visão, este trabalho elegeu como objetivo central de investigação, identificar os elementos constitutivos e necessários à excelência da prática docente. Buscou-se analisar possíveis diferenças de atuação entre os profissionais licenciados e não licenciados dos cursos de formação profissional e tecnológica do IFB. Verificou-se que em razão da qualificação, da experiência profissional e com a prática docente, os não licenciados, guardadas as exceções, chegam ao objeto do ensino que é fazer o estudante aprender. Contudo, os professores licenciados conhecem com mais intimidade, os meios e métodos para promover o encontro do estudante com o conhecimento. Assim, as observações e análises aqui desenvolvidas levam à conclusão de que a licenciatura é sim importante no processo de fazer docência.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ProfessoresProgramas de estágiosA importância da licenciatura no processo de fazer docênciabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS