Silva, Joseleide Pereira daModesto, Rafael Souza2025-09-292025-11-042025-11-042025-09-292025-11-042025-11-04MODESTO, Rafael Souza. A viabilidade do itinerário formativo como formação técnica no novo Ensino Médio: uma análise comparativa à luz das diretrizes educacionais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) — Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1409O trabalho apresenta um estudo comparativo descritivo educação técnica profissionalizante em relação ao itinerário formativo da educação técnica e profissional proposto pela reforma educacional de 2017 do novo ensino médio. Relacionando entre eles as diretrizes educacionais existentes segundo a base nacional comum curricular, às condições das infraestruturas educacionais existentes com as previstas para implementação de cada modal, assim como a qualificação do corpo docente para ensino adequado nos vários eixos formativos. O objetivo deste trabalho é analisar e comparar a formação educacional do ensino médio por meio do itinerário formativo com a formação técnica, à luz da reforma no ensino médio de 2017. Nesse estudo, serão investigados aspectos da história da educação básica e técnica no Brasil, considerando também as normas, diretrizes e a composição curricular de cada sistema formativo. Para alcançar esse propósito, será realizada uma revisão literária que abordará dados qualitativos e quantitativos recentes. O objetivo é compreender até que ponto a proposta de educação técnica através do itinerário formativo é aplicável no sistema educacional atual. Deste modo pode se verificar que a implementação deste itinerário formativo afeta diretamente toda estrutura educacional em todos os parâmetros, desde a infraestrutura, a qualificação dos professores e o currículo formativo. Apresentado finalmente que a reforma educacional proposta da formação técnica integrada ao ensino médio é válida, mas necessita de intervenções importantes, pois como está proposto é necessária uma nova formulação de integração para uma efetiva formação técnicaporAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Reforma do ensinoEducação profissionalEnsino médioA viabilidade do itinerário formativo como formação técnica no novo Ensino Médio: uma análise comparativa à luz das diretrizes educacionaisbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS