Silvano, Débora LeiteLopes, Frederico Davi Oliveira2025-08-202025-11-042025-11-042025-08-202025-11-042025-11-04LOPES, Frederico Davi Oliveira. Fauna de mamíferos do Distrito Federal: um guia didático. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1258O Cerrado é um dos biomas mais biodiversos e, simultaneamente, mais ameaçados do Brasil, sendo frequentemente negligenciado em comparação à Amazônia. No Distrito Federal, o crescimento urbano tem causado a redução de áreas naturais, intensificando os conflitos entre humanos e fauna silvestre. Apesar da expressiva diversidade de mamíferos da região, muitos com funções ecológicas essenciais, o desconhecimento da população sobre essa fauna dificulta ações de conservação. Diante disso, este trabalho teve como objetivo elaborar um guia ilustrado de mamíferos do Distrito Federal com foco educativo e científico, destinado ao uso em escolas e unidades de conservação. A proposta visa ampliar o conhecimento da fauna regional, combater a desinformação e incentivar práticas sustentáveis, além de possibilitar o uso do guia em programas de ciência cidadã. A pesquisa foi realizada em três etapas: levantamento bibliográfico das espécies de mamíferos do Distrito Federal, elaboração do guia e avaliação de sua eficácia como recurso didático. Com base nos dados coletados, foi produzido um guia contendo 69 espécies, com informações acessíveis sobre morfologia, hábitos, status de conservação, ameaças, curiosidades e imagens. A avaliação foi conduzida com alunos do curso de Licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina, por meio de questionários aplicados antes e depois da apresentação do material. Inicialmente, as espécies mais reconhecidas foram lobo-guará, capivara, saruê e tatu-peba, enquanto as menos conhecidas incluíram furão, lontra, onça-parda, porco-espinho e morcego pescador. Os resultados demonstraram que o guia contribuiu para o aumento do conhecimento e da percepção ambiental dos participantes, promovendo interesse pela fauna local e corrigindo informações equivocadas. Conclui-se que o guia foi uma ferramenta eficaz na educação ambiental, favorecendo a valorização e preservação da biodiversidade localporCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Fauna silvestreCerradosEducação ambientalFauna - Estudo e ensinoFauna de mamíferos do Distrito Federal: um guia didáticobachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS