Fonseca, Mônica PadilhaCamara, Natália Oliveira2025-09-182025-11-042025-11-042025-09-182025-11-042025-11-04CAMARA, Natália Oliveira. A cidade que educa ou pulando o muro: a importância de espaços culturais na construção de uma educação transformadora nas periferias. 2025. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1518Esse artigo enfatiza a contribuição dos espaços culturais na promoção de uma Educação Transformadora nas periferias do Brasil, por meio de uma análise bibliográfica que explora conceitos freireanos de Educação Transformadora (2005) e também a relação entre educação, cultura e cidadania através da visão de Moacir Gadotti (2006). Explorando uma variedade de fontes de dados, pesquisas, teses e livros e explorando três exemplos de projetos culturais no Distrito Federal, é destacado que tais espaços desempenham um papel crucial na construção de conhecimento significativo, no fomento de habilidades socioemocionais e na valorização da identidade cultural das comunidades locais. Esses resultados provocam a discussão da importância desses espaços no empoderamento não só dos alunos, mas de toda a comunidade.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação - Estudo e ensinoCultura popularPeriferias urbanasPaulo FreireMovimentos sociaisA cidade que educa ou pulando o muro: a importância de espaços culturais na construção de uma educação transformadora nas periferiasbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS