Salviano, Marcelo de FariaGuimarães, Vanessa Barbosa2025-09-032025-11-042025-11-042025-09-032025-11-042025-11-04GUIMARÃES, Vanessa Barbosa. A aprendizagem baseada em problemas para o ensino de ciências do 8° ano do ensino fundamental. 2023. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1195A metodologia de ensino de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) oferece uma abordagem dinâmica e envolvente para o ensino de Ciências na escola. Ao adotar essa metodologia, os estudantes são incentivados a se tornarem aprendizes ativos, desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais essenciais. A ABP promove a conexão entre a teoria científica e a prática, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo aplicar e avaliar o desempenho da metodologia de ABP no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos 8°anos A e B do Centro de Ensino Fundamental 1 de Planaltina, onde 50 alunos participaram e avaliaram a metodologia aplicada através de um questionário. De acordo com os resultados obtidos através do questionário, pode-se observar que a metodologia aplicada alcançou resultados positivos, dado que alunos assumiram o protagonismo ao investigarem e solucionarem os estudos de caso propostos a estes, bem como trabalharam em grupo e discutiram com criticidade os problemas a eles atribuídos. Sendo assim, este trabalho mostrou que a utilização de metodologias de ensino como a ABP no ensino de ciências pode ser uma eficaz ferramenta didática, colaborando com o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Ciências - Estudo e ensinoMétodo de estudoPrática de ensinoEstratégias de aprendizagemAprendizagem ativaAprendizagem baseada em problemasA aprendizagem baseada em problemas para o ensino de ciências do 8° ano do ensino fundamentalbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS