Castro, Eder AlonsoBrito, Anderson Santos deCunha, Olinda Gomes daSilva, Rosilene Alves da2025-06-162025-06-16BRITO, Anderson Santos de; CUNHA, Olinda Gomes da; SILVA, Rosilene Alves da. Comparativo de aprendizagem entre aula expositiva e o jogo pedagógico "Cerradinho na trilha". 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/381O estudo sobre os biomas brasileiros é essencial para a formação dos estudantes do Ensino Fundamental II, especialmente considerando a rica biodiversidade dos Cerrados. A abordagem didática para este conteúdo pode variar significativamente, e este artigo se propõe a comparar as diferenças de aprendizagem entre dois métodos: aula expositiva e jogo pedagógico. Este estudo contou com uma aplicação prática realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública em Novo Gama, Goiás. A turma foi dividida em dois grupos: o Grupo A participou de uma aula expositiva sobre o bioma Cerrados, enquanto o Grupo B participou de uma rodada do jogo "Cerradinho na Trilha", desenvolvido pelos autores do texto. O conteúdo abordado incluiu a flora, a fauna, as características climáticas e as ameaças ambientais aos Cerrados. Na aula expositiva, 10 dos 18 alunos melhoraram o rendimento após a aula teórica, já com os alunos que jogaram, 15 dos 18 alunos melhoraram seus rendimentos acerca do tema após a atividade.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Jogos educativosEnsino - MetodologiaCiências - Estudo e ensinoCerradosComparativo de aprendizagem entre aula expositiva e o jogo pedagógico "Cerradinho na trilha"Learning comparison between lecture class and the educational game "Cerradinho na trilha"bachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO