Prado, Rafaela Fernandes doSouza, İcaro Medeiros deCarvalho, Renato Igor Medeiros de2025-06-162025-06-16SOUZA, İcaro Medeiros de; CARVALHO, Renato Igor Medeiros de. Utilização de ferramentas pedagógicas no ensino de matemática: geoplano no ensino de geometria. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/379O presente artigo faz um breve estudo a respeito do uso do geoplano por pedagogos e matemáticos em suas abordagens docentes em sala de aula, especialmente no ensino de conteúdos relacionados à geometria. A pesquisa utilizou uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, para obtenção dos dados por meio do Google Forms (ferramenta virtual para formulários). O embasamento teórico focou em metodologias de ensino que priorizam a utilização de estratégias voltadas para diferentes formas de resolução de problemas no ensino de matemática, considerando a própria resolução de problemas como o fator principal do processo de ensino. O artigo apresenta resultados que evidenciam algumas dificuldades na interpretação matemática por parte dos próprios professores e também as suas colocações sobre estarem abertos, ou não, ao uso do geoplano em sala de aula.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Matemática - Estudo e ensinoMaterial didáticoGeometria - ProblemasUtilização de ferramentas pedagógicas no ensino de matemática: geoplano no ensino de geometriabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO