Silva, Rosa Amélia Pereira daGrossi, Fernando Antonio de Alvarenga2025-08-112025-08-11GROSSI, Fernando Antonio de Alvarenga. Feeback como estratégia para avaliar texto escrito no Ensino Médio Integrado. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/518Esta pesquisa se orienta à análise da avaliação mediada, dialógica e processual, nas atividades de produção de texto escrito, local de dificuldade de expressão constatado por diversas pesquisas. Busca incentivar, por meio da aplicação de Guia de Avaliação de produção de texto, a prática escrita orientada pelo feedback dialógico, ato processual e mediador rumo à escrita autônoma e à competente expressão textual. Nesta pesquisa se unem autores sobre o Ensino Médio Integrado – EMI – na perspectiva da politecnia e da omnilateralidade, ensino socioconstrutivista e dialético na perspectiva do sujeito da cultura. A palavra aqui é apelo ao Outro que responde com a atenção dirigida da avaliação, dialogando sobre as dificuldades de expressão do escritor. A reescrita é parte processual deste trabalho que incentiva a autogestão da aprendizagem em sua metodologia: o professor-leitor revisa em coautoria e sua intervenção (mediação) pedagógica – marcações escritas ou sinalizadas por códigos – é necessária ao entendimento na reformulação do texto. Atua-se naquilo que identificou como problema: a expressão escrita no EMI e as formas de avaliá-lo. Oferece como alternativa Produto Educacional que se funda no feedback dialógico para superar processos que nivelam ou são poucos reflexivos, identificados na pesquisa. Aqui a ação pedagógica é a produção textual orientada e progressiva, referenciada nos conceitos de Hoffmann (2012), Imbernón (2006), Rojo (2013), Freire (1996), Zabala (1998), Avões (2015) e Ramos (2007), entre outros, e busca no trabalho ético integrar saberes.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Educação profissionalEnsino médio integradoProdução de textoAvaliação da aprendizagemFeeback como estratégia para avaliar texto escrito no Ensino Médio Integradomaster thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO