Alves, Tiago Felipe de OliveiraAlves, Marcelo Pereira Pinho2025-09-302025-11-042025-11-042025-09-302025-11-042025-11-04ALVES, Marcelo Pereira Pinho. Um estudo sobre as relações existentes entre o jogo de xadrez e a matemática com um olhar pedagógico. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1510Este trabalho apresenta a relação entre o jogo de xadrez e a matemática, destacando como a combinação desses dois elementos pode trazer benefícios para os praticantes. O objetivo principal da pesquisa foi promover o xadrez como uma ferramenta complementar no ensino da matemática, enfatizando a importância de compreender as conexões existentes entre ambos. Para atingir esses objetivos, o estudo se baseou nas etapas da pesquisa bibliográfica, onde foram selecionados textos em pesquisas acadêmicas, livros e sites especializados a fim de realizar um levantamento de dados para entender os objetos de estudo, abordar situações reais em que os dois são usados simultaneamente com o propósito de aprender, ensinar e fornecer exemplos concretos de como eles estão associados. Os resultados obtidos revelaram que as variáveis têm muitos pontos em comum e que ambos podem ser trabalhados paralelamente, com um servindo de apoio ao outro. Por meio da análise dos dados, foi possível identificar que o jogo de xadrez desempenha um papel relevante no ensino da matemática, proporcionando efeitos positivos nos indivíduos e permitindo que as habilidades desenvolvidas sejam aproveitadas pelos professores que o utilizam como uma ferramenta pedagógica.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/XadrezMatemática - estudo e ensinoXadrez - Ferramenta pedagógicaXadrez - Progressão geométricaXadrez - GeometriaXadrez - Plano cartesianoUm estudo sobre as relações existentes entre o jogo de xadrez e a matemática com um olhar pedagógicobachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS