Fonseca, Mateus GianniFonseca, Danilo Gonçalves da2025-11-182025-11-18FONSECA, Danilo Gonçalves da. MENT3C: uma estratégia digital para desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática com o uso de atividades compartilhadas de elaboração e resolução de problemas. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2044Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e integrada ao Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Dentro dessa linha a dissertação buscou investigar as potencialidades e limitações de atividades compartilhadas de elaboração e resolução de problemas por meio da criação e uso de uma aplicação Web para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática de estudantes do Ensino Médio Integrado em Eletromecânica do IFB Campus Taguatinga. A natureza do trabalho é uma pesquisa-participante. A abordagem do método empregado foi quali-quantitativo, fundamentado no Materialismo Histórico-Dialético, utilizando como instrumento o produto educacional MENT3C, uma plataforma digital concebida para a intervenção. Os resultados indicam que a estratégia ampliou a autopercepção crítica criativa em matemática dos estudantes e promoveu um processo observável de diálogo e argumentação. As conclusões apontam que a estratégia contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática não por eliminar dificuldades, mas por criar um ambiente com potencial para mediação pedagógica que torna as contradições do processo de ensino-aprendizagem, como o erro e as discordâncias, visíveis e pedagogicamente produtivas. Suas principais limitações foram a falha do filtro crítico coletivo, que por vezes aprovou resultados e problemas incorretos, e a interferência de conflitos sociais na colaboração. O valor, a originalidade e a contribuição social da pesquisa residem na concepção de um produto educacional que, ao expor as contradições do processo de aprendizagem e a dissociação entre os componentes criativos e críticos, oferece uma ferramenta de diagnóstico e mediação para o Ensino na Educação Profissional e Tecnológica.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Educação profissionalEnsino médio integradoMatemática - Estudo e ensinoPensamento críticoPensamento criativoMENT3C: uma estratégia digital para desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática com o uso de atividades compartilhadas de elaboração e resolução de problemasmaster thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO