Fiamoncini, Diane IvaniseMaria, Aparecida de Souza2025-09-182025-11-042025-11-042025-09-182025-11-042025-11-04MARIA, Aparecida de Souza. As estratégias de ensino-aprendizagem da biologia na educação de jovens e adultos. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2018.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1301Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo. A EJA é voltada para o público que não foi alfabetizado em idade adequada no ensino regular. O currículo da EJA-DF propõe modalidades de ensino para apoiar os jovens, adultos e a classe trabalhadora a fim de manter segmento aos seus estudos. Todos os jovens e adultos que por algum motivo interromperam seus estudos, tem o direito à educação, independentemente da idade. E, dentre os conhecimentos a que se tem direito, está a área de Ciências da Natureza e, dentro dela, o componente curricular Biologia. É importante trabalhar os saberes prévios dos jovens e adultos para desenvolver os conteúdos de forma significativa. A estratégia de aprendizagem é importante para ser desenvolvida com a EJA a partir da vivência e do conhecimento do aluno. O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico do ensino- aprendizagem na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) a partir da experiência de professores de Biologia da rede pública de ensino básico do Distrito Federal, atuantes nas escolas localizadas na Região Administrativa de Planaltina-DF. A pesquisa foi realizada entre os dias 09 de agosto a 03 de setembro de 2018, com 05 professores da rede publica de ensino básico do Distrito Federal na RA de Planaltina-DF. Os dados foram analisados qualitativamente, a partir do método de Análise de Conteúdo categorial.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Estratégias de aprendizagemEducação de jovens e adultosBiologia - Estudo e ensinoResumoAs estratégias de ensino-aprendizagem da biologia na educação de jovens e adultosbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS