Souza, Frederico deSantos, Gabriella Macêdo2025-08-072025-08-07https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/503No desenvolvimento de embalagens, apesar da existência e utilização intensa, há diversos mercados, setores, diversos países, necessidades e aplicabilidades que as embalagens são necessárias. A partir disso, além de ter uma função prática a desempenhar transportando, conservando e protegendo alimentos, ela virou um veículo de informação e de venda, seja através da divulgação no nome da marca, descrição do produto, imagens atrativas sobre o produto, entre outros fatores que influenciam os consumidores a adquirir o item com base no que vem na sua embalagem. Com isso, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo criar uma identidade visual para a fabricação de embalagem para chocolate, baseado na conceituação através da pesquisa de similares, modelagem do design da embalagem e sua prototipação. A metodologia utilizada foi a de Bernd Lobach que apresenta quatro fases de concretização: análise do problema, geração de alternativas, avaliação das alternativas e realização da solução. Já em relação a metodologia de projeto, foi aplicada o processo de fabricação de termoformagem para a realização da prototipagem. Dessa maneira, resultou-se no desenvolvimento de 5 elementos que compuseram a embalagem: embalagem secundária externa, embalagem secundária interna, suporte termoformado, invólucro de papel seda e molde de bombons de chocolate com design personalizado. Por fim, foi fabricado um protótipo da embalagem para chocolate que atendeu às necessidades desse produto, com identidade visual própria.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Identidade visualEmbalagens - ProjetosDesenvolvimento de identidade visual para embalagens de chocolatebachelor thesisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS