Gontijo, Simone Braz FerreiraCastro, Ludimila Duque de2025-06-112025-06-11https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/353A presente pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos professores e estudantes em relação às dificuldades de aprendizagem no ensino médio integrado. Para a compreensão dessa temática buscou-se a aproximação dos conceitos que permeiam os estudantes do ensino médio integrado, tais como adolescência, prendizagem, trabalho pedagógico no Ensino Médio Integrado (EMI) e dificuldades de aprendizagem. Foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo a partir da pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicados aos professores, registros de entrevistas com os estudantes e análise das atas dos conselhos de classe. A partir dos resultados obtidos foi possível perceber que os professores consideram os termos dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem como sinônimos, o que dificulta a identificação e intervenção pedagógica. As dificuldades são identificadas a partir de conteúdos não assimilados, competências e habilidades que ainda não foram desenvolvidas, pelo comportamento, por manifestações externas à sala de aula relacionados a contextos familiares, dentre outros. Isso traz indícios de que os professores têm conhecimentos superficiais acerca desse tema. Destaca-se que os estudantes percebem as dificuldades de aprendizagem que apresentam. Há uma concordância entre à percepção dos docentes e discentes em relação às dificuldades de aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento desta pesquisa outras temáticas surgiram em relação às dificuldades que necessitam ser amplamente debatidas, como a inclusão escolar e as questões emocionais. Concluiu-se que as dificuldades de aprendizagem são recorrentes no processo de ensino e aprendizagem, advém de inúmeros fatores internos e externos ao sujeito e devem ser reconhecidos para que se possa intervir de forma efetiva, garantindo a permanência e o êxito dos estudantes na escola. Além disso, é necessário investir na formação continuada dos professores, a fim de que possam se sentir seguros para lidar com as dificuldades presentes em sala de aula. Como produto educacional da pesquisa desenvolveu-se um guia de Orientação Pedagógica para profissionais da educação com as dificuldades de aprendizagem mais recorrentes no EMI - suas principais características, indícios e algumas estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas pelos profissionais da educação em sala de aula. Destaca-se ainda que pensar nas dificuldades de aprendizagem trazidas pelos nossos estudantes é olhar cada um deles com acolhimento primando pela escuta sensível dos estudantes como forma de inclusão para assegurar uma educação justa e de qualidade.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Dificuldades de aprendizagemEnsino médio integradoFormação continuadaDificuldades de aprendizagem no Ensino Médio Integrado: orientações pedagógicas para profissionais da educaçãomaster thesisCIENCIAS HUMANAS