Castro, Eder AlonsoSantos, Marcia Augusta dos2025-11-062025-11-06SANTOS, Marcia Augusta dos Santos. O ensino de geografia na construção de uma educação antirracista. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional PROFGEO) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2018A pesquisa tem como objetivo demonstrar como o ensino de Geografia, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pode contribuir com a implementação de uma educação para as relações étnico-raciais, através da identificação de objetivos, conteúdos e produção de um Almanaque Pedagógico, voltados para a temática da história e cultura afro-brasileira, estabelecidos no Currículo em Movimento do Distrito Federal. A pesquisa foi realizada a partir de levantamentos bibliográficos sobre educação e racismo no Brasil, sobre o ensino de Geografia e a educação étnico-racial; também foi feito um levantamento documental sobre o currículo das escolas públicas do Distrito Federal, buscando informações sobre a educação étnico-racial e como esta é ou não trabalhada no componente curricular de Geografia, no Ensino Fundamental-Anos Iniciais. Como embasamento teórico para a discussão sobre a identidade da população negra no Brasil e a respeito da Lei 10.639/03 e seus desdobramentos para a implementação de uma educação das relações étnico-raciais, destacam-se Munanga (2008), Nilma Lino Gomes (2005, 2012), Petronilha Silva (2007), Rafael Sanzio Araújo dos Anjos (2005). Para contextualizar a educação étnico-racial a partir do ensino de Geografia, foram utilizados textos e estudos de professores dessa disciplina, entre eles destaca-se Marcelo Lopes Souza, Rafael Sanzio Araújo dos Anjos e Renato Emerson dos Santos. Para o levantamento documental acerca do currículo utilizado no Distrito Federal nos Anos Iniciais, foram utilizados o Currículo em Movimento do Distrito Federal Ensino Fundamental-Anos Iniciais, textos da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. A metodologia adotada é a abordagem fenomenológica. A pesquisa fenomenológica, visa à construção de uma ciência para as experiências vividas, preocupando-se com a essência através do fenômeno. Trata-se de um processo interpretativo, onde o pesquisador faz a mediação entre os diferentes significados das experiências vividas. O Produto Educacional apresenta atividades relacionadas à educação étnico-racial, com enfoque nos aspectos geográficos, históricos e culturais provenientes da população africana e afro-brasileira que atuaram na formação da nossa sociedade; tem como público-alvo os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, para a sua aplicação foi escolhida uma turma desse segmento de uma escola pública do DF, onde as atividades foram realizadas com sucesso. O Almanaque Afro-geográfico, foi pensado como um material, diferente do que é abordado nos livros didáticos, que poderá ser capaz de contar uma nova história sobre o continente africano, seus povos, e sobre a população afro-brasileira.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Geografia - Estudo e ensinoAntirracismo - Estudo e ensinoCurrículos - Avaliação - Distrito Federal (Brasil)O ensino de geografia na construção de uma educação antirracista: uma perspectiva a partir do currículo em movimento do Distrito Federalmaster thesisCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA