Dias, Deise BarretoLopes, Maria dos Remédios2025-09-082025-11-042025-11-042025-09-082025-11-042025-11-04LOPES, Maria dos Remédios. Jogo didático: como alternativa de aprendizagem sobre o bioma Caatinga. 2022. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1228Os jogos didáticos são utilizados como método de estímulo aos alunos, podendo assim facilitar e incentivar o processo de aprendizagem. Esse recurso passou a ser usado com o objetivo de preencher lacunas deixadas pelo ensino tradicional e, assim, possibilitando que as aulas se tornem mais atrativas. O presente estudo teve como objetivo criar um jogo de tabuleiro e através da análise de docentes verificar a viabilidade do uso do jogo didático como uma alternativa para o ensino do bioma Caatinga. O trabalho foi dividido em uma exposição teórica sobre o bioma Caatinga e os benefícios dos jogos didáticos no processo de ensino, um jogo de tabuleiro e um questionário que analisou a parte técnica e didática do jogo em questão. A maioria dos professores que avaliaram o material atuam com o componente biologia e já trabalharam com o ensino dos biomas em escolas públicas do Distrito Federal e Goiás, assim como em instituições públicas e privadas.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Jogos educativosAprendizagem ativaPrática de ensinoCaatinga - Estudo e ensinoEcologia da caatingaJogo didático: como alternativa de aprendizagem sobre o bioma Caatingabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS