Delgado, Marina NevesAraújo, Sarah Pereira de2025-09-092025-11-042025-11-042025-09-092025-11-042025-11-04ARAÚJO, Sarah Pereira de. Aquário como ferramenta facilitadora para o ensino de ciências da natureza. 2021. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1364Crianças e adolescentes estão tendo menos contato com a natureza devido à diminuição de áreas naturais nas cidades e com o avanço da tecnologia. A partir disso, porque não utilizar o aquário de água doce no ensino escolar? O aquário pode aumentar o interesse do estudante nas aulas, facilitar o entendimento do discente em certos conteúdos, favorecer a interdisciplinaridade, aproximar o estudante com a natureza, além de estimular a realização de aulas práticas. O levantamento dos dados acerca do universo escolar onde trabalham professores de Ciências da Natureza e áreas afins da Educação Básica foi executado por meio das respostas dadas a um formulário feito no Google Forms e enviado, via e-mail e WhatsApp, aos professores de Ciências da Natureza e áreas correlatadas, atuantes na presente data no Ensino Básico. Também foi montado um aquário de água doce em casa, anotando todos os passos de sua construção, para posterior criação do manual de montagem e manutenção do aquário de água doce. A partir das experiências adquiridas pela montagem do aquário, por meio de observações feitas deste microcosmo e através de pesquisas na literatura, foi também escrita uma cartilha com exemplos de aulas práticas, utilizando o aquário de água doce. Os resultados do Google Forms demonstraram que a grande maioria dos professores entrevistados tem elevada carga horária semanal em sala de aula, ministram disciplinas para diferentes níveis de ensino e possuem centenas de alunos. Logo, pode-se inferir que muitos não possuem tempo hábil para montar e manter um aquário nas dependências da escola assim como tempo para criar aulas práticas. Ademais, os professores também argumentaram a falta de conhecimento para montar e manter um aquário, de espaço físico, de recurso financeiro e de apoio institucional, como auxílio de técnicos de laboratório, para se utilizar tal estratégia pedagógica. Apesar disso, os professores consideraram o uso do aquário bastante promissor para o ensino e apresentaram interesse em tentar usar tal ferramenta. Muitos professores também disseram acreditar que um guia que ensina a montar um aquário e uma cartilha de aulas práticas possam ser úteis e estimular o professor a querer usar tal estratégia de ensino. Portanto, para incentivar os professores a utilizarem o aquário de água doce dentro do ensino escolar, foram criados um manual de montagem e manutenção de um aquário de água doce e uma cartilha com exemplos de aulas práticas, utilizando o aquário de água doce, como forma de facilitar o trabalho do professor.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Atividades criativas na sala de aulaCiências - Estudo e ensinoEstratégias de aprendizagemAquáriosAquário como ferramenta facilitadora para o ensino de ciências da naturezabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS