Pereira, André Fernandes RodriguesSantos, Dulce Gomes da Costa2025-08-062025-08-06SANTOS, Dulce Gomes da Costa . Acolhimento e autonomia no ensino médio Integrado: um relato de experiência no Projeto PIPA. 2025. Trabalho de conclusão de curso. (Licenciatura em Educação Profissional) - Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/488Este artigo resulta de uma breve pesquisa com abordagem qualitativa e apresenta, também, um relato de experiência no âmbito do Projeto de Intervenção Pesquisa-Ação (PIPA), realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e desenvolvido no campus Samambaia, onde é denominado “Prática Docente para a Formação Discente”. A iniciativa visa integrar formação docente e apoio pedagógico, promovendo acolhimento, escuta ativa e o desenvolvimento da autonomia na organização dos estudos para estudantes do ensino médio integrado em situação de vulnerabilidade acadêmica. Os resultados demonstram que o hábito de estudar pode ser cultivado por meio de acompanhamento empático, planejamento e fortalecimento de vínculos, configurando-se como estratégia eficaz de enfrentamento à evasão e ao insucesso escolar.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Formação pedagógica - ProfessoresPermanência escolarHábito de estudoVulnerabilidade escolarEnsino médio integradoAcolhimento e autonomia no ensino médio Integrado: um relato de experiência no Projeto PIPAbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS