Aguiar, Larissa Andrade deAndrade, Maria Isabel Pereira de2025-08-212025-11-042025-11-042025-08-212025-11-042025-11-04ANDRADE, Maria Isabel Pereira. Educação no campo : semeando a aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) — Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1440A inspiração para iniciar-se esse trabalho foi motivada pela primeira aula da disciplina História da Educação, primeiro semestre de 2022, em que o professor sabiamente, conduziu a turma a relatar as primeiras experiências na escola, de uma forma emocionante. Instigando o interesse em escrever sobre Educação no Campo, semeando a aprendizagem. A pesquisa foi iniciada relatando a importância da educação no campo no Brasil a partir dos anos 60 quando o governo preocupado com a migração da zona rural para os centros urbanos criou estratégias para conter o movimento migratório. A pesquisa utilizada foi a qualitativa ou naturalística que envolve a obtenção de dados através da observação descritiva. Assim, a problemática, diante das complexidades e dificuldades na educação rural, é possível realizar a aprendizagem de educandos em escolas rurais, a importância da participação familiar, a pedagogia da alternância e o diálogo das práticas pedagógicas entre específico e científicos. Tais objetivos específicos contribuíram para a realização desta pesquisa em que foram observadas escolas nas zonas rurais de Minas Gerais, Brasília e Goiás. E a análise crítica dos resultados foi surpreendente, a utilização da pedagogia da alternância, e os avanços da tecnologia na educação, ainda há dificuldades e desafios, que requerem uma pedagogia libertadora e emancipadora.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Migração interna - BrasilMigração rural-urbanaEscolas agrícolasEducação no campo: semeando a aprendizagembachelor thesisCIENCIAS HUMANAS