Santos, Simone PinheiroKodama, Queila Pahim2025-09-082025-09-08https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/729Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma oficina de onigiri realizada como projeto interventivo do curso de especialização para Docência em Educação Profissional e Tecnológica. A atividade foi desenvolvida na matéria de Alimentos e Bebidas com estudantes do curso técnico de nível médio subsequente em eventos na modalidade ead do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), campus Brasília. A oficina consistiu na preparação tradicional de onigiri, um prato de arroz japonês envolto em alga nori e recheado com uma variedade de ingredientes, como peixe, legumes e conservas. Teve como objetivos proporcionar uma abordagem prática e interativa com o conteúdo da disciplina; promover conhecimento sobre a culinária japonesa, com ênfase no onigiri; oportunizar a interação entre alunos e professores; fomentar o empreendedorismo dos estudantes para realização de oficinas culinária e enriquecer a formação dos estudantes. A atividade proporcionou aos participantes a oportunidade de vivenciar a cultura japonesa, que tem fomentado grandes eventos em Brasília/DF, além de desenvolver habilidades de ensino através da preparação do alimento. Este projeto interventivo demonstra a eficácia de abordagens práticas e culturais na formação dos alunos e na promoção de experiências de aprendizagem significativas.Português (Brasil)Attribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Ensino profissionalCulinária japonesaEmpreendedorismoOficina de oniguiri para curso técnico de nível médio subsequente em eventos EADbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO