Pereira, André Fernandes RodriguesSouza, Maria Sileide Soares de2025-08-062025-08-06SOUZA, Maria Sileide Soares de. Reflexões para um ensino significativo de sociologia na educação profissional e tecnológica. 2025. Trabalho de conclusão de curso. (Licenciatura em Educação Profissional) - Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/487Este trabalho traz uma reflexão sobre estratégias que podem tornar o ensino de Sociologia verdadeiramente significativo e impactante, buscando estabelecer o contexto e a relevância desse ensino no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Através de uma revisão de literatura, esta pesquisa examina desde o histórico do ensino de Sociologia no Brasil e sua intersecção com a Educação Profissional e Tecnológica, até a discussão sobre metodologias de ensino que favorecem uma aprendizagem contextualizada e relevante. O intuito é entender de que forma o ensino de Sociologia pode ser realizado de modo a contribuir para a formação de estudantes mais críticos, autônomos e reflexivos, aptos a lidar com os desafios do mundo do trabalho. Apresentam-se, assim, reflexões sobre os limites e potencialidades do ensino de Sociologia no universo da Educação Profissional e Tecnológica. Palavras-chave. Sociologia, Educação Profissional, Ensino Significativo.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/SociologiaEducação profissional e tecnológicaEnsino significativoReflexões para um ensino significativo de sociologia na educação profissional e tecnológicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS