Silva, Juliana Rocha de FariaSilva, Mateus Alves da2025-09-082025-11-042025-11-042025-09-082025-11-042025-11-04SILVA, Mateus Alves da. Desenvolvimento e avaliação de um manual de métodos de ensino de biologia baseado em evidências científicas. 2022. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1266Os métodos de ensino são um dos aspectos da didática, sendo eles uma forma de vínculo do aluno com o conteúdo, assim enfatiza-se a importância da utilização de métodos de ensino que tenham comprovação de sua eficácia. Como forma de comprovar, surge a prática baseada em evidências (PBE), que faz uma revisão do conhecimento científico mais atual e com a maior qualidade possível para realizar uma tomada de decisão. Ao realiza uma busca sobre manuais de ensino de biologia, notou-se uma ausência de propostas nesse nicho, assim o objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar um manual de metodologias de ensino de ciências e biologia pelos critérios da PBE, para isso foi realizado um levantamento de métodos de ensino, foram questionados 15 docentes da área do ensino de ciências biologias sobre o conteúdo que eles percebiam maior dificuldade dos discentes, bem como os métodos de ensino que eles aplicam e métodos de ensino que tem interesse em aprender a aplicar, assim os métodos em conjunto com os conteúdos foram pesquisados nas bases da Ebsco, Scielo e Web of Science e, com os artigos das bases, foi construído um manual. Após a construção do manual foi encaminhado aos docentes participantes um questionário com base na escala likert e mais uma pergunta aberta, obtendo respostas de 8 docentes. A partir da avaliação dos docentes constatou-se que houve uma boa construção do manual contribuindo para o conhecimento sobre métodos de ensino.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Material didáticoBiologia - Estudo e ensinoDidática (Ensino médio)Aprendizagem ativaPrática de ensinoDesenvolvimento e avaliação de um manual de métodos de ensino de biologia baseado em evidências científicasbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS