Silva, Juliana Rocha de FariaSoares, Wallison dos Santos2025-09-152025-11-042025-11-042025-09-152025-11-042025-11-04SOARES, Wallison dos Santos. As expressões artísticas no ensino e aprendizagem de biologia celular no ensino médio: uma proposta interdisciplinar. 2020. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1278Nesta pesquisa, buscou-se identificar a eficácia da utilização das expressões artísticas – a música, a dramaturgia, a literatura e as artes visuais – como recurso para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Biologia Celular no Ensino Médio. Para isso, turmas controle e experimental de alunos do 1° ano do Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal foram selecionadas para receber aulas do conteúdo de Biologia Celular. Em uma delas, o conteúdo foi abordado de maneira expositiva e com a organização dos alunos em seminários -da maneira como já estavam acostumados cotidianamente no contexto escolar das aulas de Biologia - e, as outras tiveram a inserção das artes e desenvolveram produtos artísticos como fruto de suas aprendizagens dos temas relacionados à Biologia Celular. A produção artística incluiu paródias, maquetes, histórias em quadrinhos, desenhos e teatro. Um teste avaliativo aplicado em ambos os grupos revelou resultados promissores e estatisticamente significativos para o aprendizado dos alunos das turmas experimentais em relação a aplicação do método. Ainda, um questionário respondido por eles promoveu o feedback de que o uso das expressões artísticas motivou e despertou o interesse, além de envolver e unir todos os alunos em torno da produção.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ArtesBiologia Celular - Estudo e ensinoCiência e as artesAs expressões artísticas no ensino e aprendizagem de biologia celular no ensino médio: uma proposta interdisciplinarbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS