Teles, Stela MartinsSilva, Eick Nickson Freire2025-08-072025-08-07https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/496Esta pesquisa teve como objetivo levantar e discutir a realidade da tecnologia da informação nas escolas públicas do Distrito Federal, avaliando a relevância do uso de computadores no cotidiano dos alunos para aprender e aplicar seus conhecimentos em diferentes contextos do mundo real. A pesquisa buscou compreender as experiências dos estudantes no uso dos laboratórios de informática nas escolas, realizando uma análise mista que é tanto qualitativa (interpretando padrões de respostas) quanto quantitativa (examinando a correlação entre variáveis), identificando diferenças e semelhanças significativas. Os instrumentos utilizados incluíram pesquisa de campo, questionários aplicados aos estudantes e estudos sobre leis, documentos orientadores e programas governamentais voltados à tecnologia da informação nas escolas. O estudo, portanto, fornece uma compreensão da importância da TI na Educação, ilustrando o estado atual dos laboratórios de informática nas escolas públicas do Distrito Federal e destacando a necessidade de formação de professores para utilizar esses espaços de forma eficaz. Também enfatiza a importância da inclusão digital, da inovação pedagógica e do desenvolvimento de políticas públicas e ações eficazes para mudar a realidade atual na utilização desses laboratórios.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Tecnologia da informaçãoEnsino públicoA realidade da informática nas escolas públicas do DFbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS