Barbalho, Daniela dos Santos TrovãoSantos, Roziane Oliveira2025-05-142025-11-042025-11-042025-05-142025-11-042025-11-04SANTOS, Roziane Oliveira. Levantamento literário dos desafios enfrentados na realização de aulas experimentais do ensino básico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1599Esta pesquisa é parte do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Química – Instituto Federal de Brasília. A mesma teve como objetivo, realizar uma identificação através de trabalhos literários e levantamento bibliográfico, dos enfrentamentos na realização de aulas experimentais de ensino de Química na educação básica e seus processos ensino-aprendizagem aos educandos. Trata-se da observação dos inúmeros desafios do sistema educacional brasileiro para alcançar um nível de educação científica de qualidade e com propósito real. Nesse contexto, muitos educadores sinalizam a experimentação como uma forma de enriquecer o sistema de ensino aprendizagem, especialmente o ensino das ciências da natureza, em particular o ensino de química. O instrumento de coleta de dados partiu do levantamento de bibliografia de trabalhos literários e levantamento bibliográfico dos pesquisadores durante o desenvolvimento do experimento na matéria de química. Nossos resultados apontam, que é necessário a inserção de aulas experimentais nas metodologias de ensino de Química, demonstrando a contribuição das mesmas no processo de ensino e aprendizagem.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Química - Estudo e ensinoPrática de ensino - QuímicaAprendizagem experimentalQuímica - ExperiênciasLevantamento literário dos desafios enfrentados na realização de aulas experimentais do ensino básicobachelor thesisCIENCIAS HUMANAS