Fernandes, Silvia Dias da CostaPereira, Tatiane de Souza2025-09-182025-11-042025-11-042025-09-182025-11-042025-11-04PEREIRA, Tatiane de Souza. Material didático on-line sobre classificação vegetal para escolas sem acesso às áreas verdes. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2018.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1191Os espaços disponíveis como laboratórios onde possam ser ministradas aulas práticas podem ser considerados um artigo de luxo para as escolas que têm apenas salas para execução destas atividades. Mesmo com a importância das plantas, o ensino da botânica ainda manifesta obstáculos por conter alguns conteúdos abstratos, e ter como base estudo evolutivo, taxonômico, morfológico e fisiológico dos vegetais. Diante da urbanização, cada vez menos os professores têm a oportunidade de levar seus estudantes para atividades práticas em locais arborizados. A diminuição dos recursos financeiros também é um grande colaborador para a não realização dessas atividades. Na presença destes fatos, um material virtual pode facilitar o ensino de botânica, estimular o interesse dos estudantes pelos vegetais, desenvolvendo uma percepção mais atrativa deste tema. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um curso on-line sobre classificação vegetal e suas relações filogenéticas. Foi construída uma sala de Ambiente Virtual de Aprendizagem no Moodle de fácil acesso e linguagem clara. O público-alvo foram estudantes do 2o ano do ensino médio, de uma escola da Secretaria de Educação do DF, desprovida de áreas verdes. Na utilização da plataforma de botânica, observou-se que apenas dois estudantes desempenharam as atividades propostas até o final do curso. Diante dos resultados obtidos, mesmo com a baixa adesão dos estudantes, a criação do curso de botânica no Moodle mostrou-se válida e positiva, podendo ser adaptada para outras áreas de conhecimento.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Botânica - Estudo e ensinoEstratégias de aprendizagemPrática de ensinoAprendizagem ativaMaterial didático on-line sobre classificação vegetal para escolas sem acesso às áreas verdesbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS