Bueno, Vera Lúcia Ribeiro de CarvalhoPimentel, Maria Nazaré Moura2025-09-302025-11-042025-11-042025-09-302025-11-042025-11-04PIMENTEL, Maria Nazaré Moura. Primeiros socorros em acidentes na educação básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, São Sebastião, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1520O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos conhecimentos e capacitação em primeiros socorros em acidentes na educação básica. Diante disso, foi realizada uma pesquisa em três escolas da Região Administrativa de São Sebastião (DF), nos diferentes níveis, a saber: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A coleta de dados aconteceu entre os meses de novembro e dezembro de 2022. Foi aplicado um questionário no Google Forms com 26 questões relacionadas ao perfil profissional e a forma de agir e conhecimento sobre acidentes e primeiros socorros. Foram obtidas 28 respostas. Observou-se que mais da metade dos participantes (53,6%) já presenciaram atendimento de primeiros socorros no ambiente escolar. Em relação a forma dos profissionais da educação básica agirem diante dos acidentes no ambiente escolar, 60% deles acionaram um serviço de urgência ou emergência, seja SAMU ou Bombeiro. Apesar dos acidentes serem frequentes nas escolas pesquisadas, apenas 6 pessoas (21,4%) das pessoas responderam que tinham alguma capacitação para agir, mas 20 pessoas (71,4%) declararam que tinham interesse em ter um curso de primeiros socorros. Observou-se a falta de treinamento dos entrevistados em todos os níveis pesquisados e a maioria das pessoas (60,7%) declarou que não sabia o que fazer em possíveis acidentes no ambiente escolar ou mesmo familiar. Mesmo após a instituição de uma lei, denominada Lei Lucas, que trouxe obrigatoriedade do conhecimento de noções de primeiros socorros dos profissionais que atuam em estabelecimentos públicos e privados voltados ao ensino ou recreação infantil e fundamental, observou-se que 26 pessoas (92,9%) não conheciam a lei e que no caso em que tiveram uma palestra para capacitação foi por iniciativa de gestores locais após terem tido um acidente grave na escola. Sugere-se que a Regional de Ensino promova a divulgação da Lei Lucas e conscientize os profissionais da educação sobre a importância da prevenção dos acidentes e sobretudo da necessidade de estar preparado tecnicamente e emocionalmente caso ocorram em seu ambiente de trabalho ou familiar.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Primeiros socorrosAcidentes - PrevençãoEducação básicaPrimeiros socorros em acidentes na educação básicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS