França, Andreia Maria da SilvaRodrigues, Alexandre Guimarães2025-08-132025-08-13https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/540Diferentes oportunidades de acesso a computadores por diferentes gerações, classes sociais e localizações de moradia determinam a exclusão digital no ensino e consequentemente uma exclusão social. Como uma estratégia metodológica poderia auxiliar na democratização do acesso a programas de computador e a internet e contribuir para uma capacitação e formação cidadã? Para isso foi utilizada a metodologia bibliográfica e empírica das aulas de desenho técnico de vestuário em informática para a turma do módulo 2 do curso técnico subsequente em vestuário do campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília e o relato do pesquisador. O objetivo geral foi a capacitação discente do software e organização e armazenamento em ambiente virtual dos materiais produzidos no computador durante a aula. Os objetivos específicos foram conhecer a ferramenta Inkscape e seus comandos básicos; utilizar os comandos do programa para realizar desenhos técnicos de vestuário; desenhar desenhos técnicos de vestuário de forma autônoma no programa; aprender formas de armazenamento de arquivos produzidos em sala no ambiente virtual. As estratégias metodológicas tradicionais, liberal e colaborativa. As impressões foram pontuadas como melhoria no aprendizado, porém não deram autonomia para estes discentes realizarem as atividades sem os suportes disponíveis.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Tecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorInclusão digitalAula de desenho técnico de vestuário: inclusão digital no processo ensino/aprendizagembachelor thesisCIENCIAS HUMANAS