Brandão, Gandhia VargasPereira, Gabriela Rodrigues2025-07-182025-07-18https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/443Esse artigo é um relato de experiência que tem por objetivo descrever como foi a confecção e a execução de duas oficinas de roteiro para documentário, uma ministrada na escolha Urso Branco do Núcleo Bandeirante/DF, e outra feita no Instituto Federal de Brasília Campus Samambaia. Para isso, foi levantada uma revisão bibliográfica acerca de roteiro, documentário e metodologias de ensino, visando construir um itinerário formativo flexível que priorize os pré-conhecimentos do aluno acerca do assunto e traga exibições de mini-documentários para fomentar as ideias em sala de aula. Em seguida, foi elaborado um relato de experiência visando comparar as expectativas com os reais resultados das oficinas, refletindo sobre as maneiras de se ensinar o ofício. Através das oficinas e um processo comparativo, foi constatado que uma maior liberdade para o professor facilita que ele ministre o conteúdo planejado, além do fato de que poucos alunos não necessariamente dificultam o processo de ensino. Ao fim, a pesquisa bibliográfica ajudou a fortalecer o conteúdo ministrado e a refletir sobre novas maneiras de como ensinar a escrita de documentário, enquanto o relato foi importante para estabelecer um processo reflexivo sobre práticas docentes.porDocumentário (Cinema)Roteiros cinematográficosMetodologia de ensinoEscrevendo documentários: relato sobre a elaboração de duas oficinas de roteiro para documentárioWriting documentaries: report on the development of two documentary script workshopsbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS