Medeiros, Tereza Alice AmaroMelo, Camila Freire2025-10-022025-11-042025-11-042025-10-022025-11-042025-11-04MELO, Camila Freire. Proposta de formação para monitores da LudolF do Instituto Federal de Brasília - Campus São Sebastião. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023. 25 f.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1519Apresenta um produto educacional na forma de uma proposta de formação para monitores da LudolF, a ludoteca do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus São Sebastião. O estudo justifica-se pela necessidade de uma formação inicial mais robusta para os monitores, estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras , visando superar o curto tempo da formação obrigatória semestral e instrumentalizá-los para a práxis pedagógica e o compromisso ético. O produto educacional elaborado consiste em um minicurso estruturado em uma trilha de aprendizagem desenvolvida na plataforma Padlet. A escolha da ferramenta deveu-se à sua flexibilidade, acessibilidade e versatilidade na introdução de diferentes mídias. A trilha é organizada em 11 módulos que guiam o estudante desde o histórico e o Regulamento da LudolF até temáticas pedagógicas essenciais para a atuação do monitor. O minicurso inclui um Formulário de Avaliação final no Google Forms, cuja conclusão é requisito para a confirmação na função de monitor , servindo também como instrumento para a avaliação e aperfeiçoamento contínuo do próprio produto. O trabalho foi testado e aperfeiçoado por duas estudantes do curso de Pedagogia antes de sua fase de implementação.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/BrinquedotecasProfessores - FormaçãoDireitos das criançasDidáticaProposta de formação para monitores da LudolF do Instituto Federal de Brasília - Campus São Sebastiãobachelor thesisCIENCIAS HUMANAS